Governo encaminha primeira fase da reforma tributária ao congresso - PL 3887/2020

22 Jul 2020

O Governo Federal encaminhou hoje a primeira fase da sua proposta de reforma tributária, que consiste na unificação do PIS e da COFINS na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Principais características:

• Alíquota - A CBS terá alíquota de 12%

• Incidência - A CBS incidirá sobre a receita bruta e seus acréscimos, como multas e encargos

• Exportações – A CBS não incidirá sobre as exportações, assegurada a apropriação dos créditos a elas vinculados

• Base de cálculo – Será cobrada “por fora”. Não integrarão sua base de cálculo: o ICMS, o ISS, a própria CBS e os descontos incondicionais indicados no documento fiscal

• Transição – Os créditos de PIS/COFINS  permanecerão válidos e utilizáveis, mantida a fluência do prazo para sua utilização; não poderão ser utilizados para desconto da CBS; poderão ser compensados com a CBS, nos termos da legislação aplicável.

A segunda etapa da proposta de Reforma Tributária do Governo consistirá em alterações no IRPJ e no IRPF.

A terceira fase tratará da desoneração da folha de pagamentos e da criação de imposto sobre transações digitais.

COMISSÃO MISTA - De acordo com o anunciado pelo Presidente do Congresso Davi Alcolumbre, a Comissão retomará seus trabalhos e incorporará a proposta do Governo aos debates.

Fonte: CNI