Joana Canozzi é uma das homenageadas do “Agora É Que São Elas”

9 Mar 2020

A 2ª edição do “Agora É Que São Elas – Mulheres no AVAC-R” é mais que especial, já que integra os eventos em comemoração aos 50 anos do Sindratar-SP e acontece em parceria com o Elas na Indústria, da Fiesp. Outra novidade será a presença da ONU Mulheres. Mas o ponto alto mesmo do evento será a homenagem às mulheres do setor de AVAC-R, que mais se destacaram.

Mestra em Engenharia Química, Joana Bercht Canozzi, será uma das homenageadas. Líder de Desenvolvimento de Negócios de Fluorquímicos na empresa Chemours, atua na área há dois anos e meio, e seu trabalho é fomentar a introdução de novas tecnologias no mercado brasileiro de refrigeração e climatização.

A engenheira diz que o ambiente de trabalho predominantemente masculino é motivador por permitir mostrar que é tão capaz quanto qualquer homem, mas gostaria que a realidade fosse outra. “Isso realmente precisa mudar, e cabe a nós sermos protagonistas dessa mudança. Não defendo que as empresas priorizem a seleção de mulheres para tais posições, pois o justo é que as contratações sejam realizadas por competências e mérito, mas no sentido de despertar o interesse das mulheres por buscarem desenvolver suas carreiras voltadas para áreas técnicas”.

Sobre discriminação no ambiente de trabalho, ela diz que já sofreu e que sua estratégia é usar a inteligência para sair da melhor forma possível, focando em entregar resultados e destacar sua capacidade.

O evento do Sindratar-SP que acontece no próximo dia 10 de Março é, na opinião de  Joana Canozzi, “um trabalho excepcional que traz a problemática a tona e encoraja muitas mulheres que estavam escondidas no setor a se organizarem, criando uma rede de fortalecimento integrado entre os dois sexos na discussão do tema. Espero que essa iniciativa só cresça e gere cada vez mais resultados positivos”.

Joana acredita que mais mulheres investiriam no setor caso houvesse mais divulgação e informação, e que as profissionais que já estão na área tem como missão disseminar como pode ser apaixonante trabalhar com AVAC-R.

“Não se sintam intimidadas por pedras no caminho ou percalços que irão aparecer, transformem os obstáculos em fortalecimento mantendo a cabeça sempre erguida, pois,  acima de tudo somos seres humanos e o que nos tornará vencedores é a união e cooperação com pessoas que buscam os mesmos ideais que nós”, aconselha.