Sustentabilidade no AVAC-R é tema de evento em São Paulo

18 Oct 2019

Jornada enfatizou os principais desafios, encontrar soluções e identificar oportunidades de negócios

Ontem, 17 de outubro de 2019, aconteceu a Jornada da Indústria pela Sustentabilidade para o setor de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração), workshop que teve como objetivo reunir profissionais do setor e apresentar uma visão estratégica da sustentabilidade dentro da premissa do desenvolvimento sustentável, alinhada com a Agenda 2030 e os pontos de interesse para este mercado através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com iniciativa da FIESP, CIESP e realização do SINDRATAR-SP, o evento recebeu cerca de 30 profissionais ligados ao mercado de AVAC-R e contou com as presenças de Carlos Trombini, presidente do Sindratar-SP (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo); Arnaldo Basile, presidente da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento); Juliana de Araujo Pereira, diretora do Comitê de Sustentabilidade do Sindratar-SP; e Alberto Ogata, diretor titular adjunto do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP.

Comandado pelo facilitador Vitor Seravalli, engenheiro químico pela Unicamp; com especialização em engenharia de segurança do trabalho pela FEI; MBA em marketing pela ESPM, e especialização em responsabilidade social e terceiro setor pela FIA/CEATS; a primeira parte da programação contou com palestra de conceituação e dois cases apresentados por Juliana Araújo, diretora da Termodin; e Juliana Reinhard, diretora de marketing América Latina da Trane. Na sequência, houve o levantamento de problemas e possíveis soluções, expostos pelos participantes.

Na parte da tarde, Seravalli introduziu o Business Model Canvas (ferramenta de planejamento estratégico), para as equipes que foram formadas e teve por objetivo, desenvolver projetos de sustentabilidade através da interação entre os participantes, finalizando com a apresentação dos resultados e devolutiva.

Para a diretora do Comitê de Sustentabilidade do Sindratar-SP, o evento conseguiu atender as expectativas: “Percebi que os participantes estavam ávidos por informações, super participativos, interessados e comprometidos com as atividades durante toda a jornada. Foi um workshop bem ‘mão na massa’ e os diferentes casos expostos, fez com que as pessoas que estavam participando, conseguissem identificar na realidade possibilidades de aplicarem os conceitos em seus negócios. Esse foi o primeiro evento do Comitê e com certeza colheremos bons frutos a partir do envolvimento do setor com o tema após esse evento”, comemora Juliana

A Jornada da Indústria pela Sustentabilidade para o Setor de AVAC-R teve patrocínio das empresas Imbera Cooling, Aeris Tecnologia, LG Eletronics, Termodin Componentes Termodinâmicos e Trane do Brasil.

Apoio: Abrava, Anprac, Asbrav, Ashrae Brasil Chapter, Abeme-MS e Fenemi.