Escola Senai Oscar Rodrigues Alves adere ao setembro amarelo, mês de valorização da vida.

23 Sep 2019

Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves promove campanha de valorização da vida

Criado em 2003, o dia 10 de setembro foi denominado data mundial de prevenção do suicídio na campanha Setembro Amarelo, pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tem como objetivo alertar e prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.

Dados da OMS mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo a cada ano. Mesmo se tratando de um grave problema de saúde pública, os suicídios podem ser evitados se identificados previamente.

Mobilizada com o tema, a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves lançou a campanha “Valorização da Vida”, chamando a atenção dos alunos, docentes e demais funcionários para a relevância do tema e como buscar ajuda.

Segundo Eduardo Macedo, diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, a ideia é valorizar a vida, alertando sobre um assunto muito preocupante que, infelizmente, vem aumentando a cada ano, que é o suicídio, e a atividade seguirá durante todo o mês de setembro.

Mauro Cáceres, Coordenador Técnico da Escola, Ana Paula Baum Achilez, bibliotecária, e Lara Mariana Guilherme, analista de qualidade de vida, explicam que a campanha tem o seguinte slogan: “A Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves promove a campanha de Valorização da Vida”.

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Toda a comunidade escolar é convidada a entrar nessa corrente do bem. Na Biblioteca foi disponibilizada uma fitinha amarela para ser colocada nos uniformes (avental, camiseta) e dois painéis onde existem duas questões motivadoras: “Qual é o seu sonho?” e “O que te faz feliz?”

Deixamos os alunos e funcionários bem à vontade quanto a sua participação, pois trata-se de um assunto que merece atenção e cuidado.

Esse tema também foi abordado em nossa SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, com palestra desenvolvida pela equipe do Centro de Valorização da Vida – CVV, ministrada por Flávia Cruz, no último dia 18 de setembro, para alunos e funcionários.

Ana Paula Basile Pinheiro