Vai encarar? HACKATHON propõe o desafio “Hackeando a Indústria 4.0 do AVAC-R”

30 Aug 2019

Maratona de ideias inovadoras formará equipes para desenvolver soluções visando a melhoraria do processo produtivo industrial no setor

Entre os dias 10 e 13 de setembro, durante a 21ª Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, acontece o 2º Hackathon AVAC-R, uma maratona de ideias que desafiará o setor com o tema “Hackeando a Indústria 4.0 do AVAC-R”.

Nos quatro dias de evento, o Hackathon vai reunir programadores, desenvolvedores, engenheiros, designers, docentes da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, entre outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, para uma maratona de ideais inovadoras, programação, criatividade, inovação e empreendedorismo. Equipes estarão imersas nas soluções dos desafios propostos pela indústria do setor de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). A programação compreende palestras, brainstorming, mentorias e avaliações para seleção das melhores soluções tecnológicas desenvolvidas. Se você tem espírito empreendedor e gosta de desafios, esta é a oportunidade! Entre os desafios, estão a inteligência artificial dos sistemas e equipamentos de AVAC-R; realidade virtual e aumentada, plataformas online, tecnologias para disseminar o uso eficiente da energia elétrica e o gerenciamento da geração distribuída; hardwares e softwares com soluções específicas de gerenciamento de sistemas prediais; e soluções para visualização e gerenciamento de dados da tecnologia BIM (Building Information Modeling).

Os desafios foram apresentados no último dia 28 de agosto, no auditório da Fiesp, e contou com as presenças de Ciro Bueno e Manoel Neto (Fiesp), Viviane Nunes, Douglas Oliveira e Ricardo Facuri (Sindratar-SP), Eduardo Macedo (Senai-SP) e Mayara Santos (Reed Alcântara Machado).

A iniciativa é da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o apoio do Sindratar-SP (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo), da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, e promovido pela Reed Alcântara Machado.

Para Carlos Eduardo Trombini, presidente do Sindratar-SP, o objetivo dessa maratona de ideais inovadoras é melhorar o processo produtivo da indústria paulista, servindo de exemplo para todos os Estados.

“Baseado nos desafios propostos neste Hackathon, cujo tema central é a indústria 4.0 no setor de AVAC-R, temos que pensar e absorver essas ideias para melhorar o processo produtivo da indústria paulista e servir como case para o restante do país”, diz Trombini.

Ciro Bueno, diretor titular adjunto do Dempi Acelera da Fiesp, disse que o Hackathon Febrava é a continuidade de um trabalho, em parceria com o Sindrtatar-SP, que tem como objetivo levar inovação para o setor de AVAC-R.

“Trata-se de um setor que tem uma cadeia produtiva enorme, e nosso objetivo é traze projetos inovadores para essa indústria, transformando em produtos e serviços com mais excelência”, informa Bueno.

A equipe vencedora será premiada com uma passagem aérea (ida e volta) para o evento MCE - Mostra Convegno Expoconfort, entre os dias 17 a 20 de março de 2020, em Milão – Itália; e 4 ingressos para uma visita ao Salão Duas Rodas, de 19 a 24 de novembro de 2019, no São Paulo Expo – São Paulo - SP, ambos promovidos pelo grupo Reed Exhibitions.

Participe dessa iniciativa que pode transformar sua trajetória profissional.

Inscrições e formações de equipes:

Manoel Neto - manoel.neto@fiesp.com.br / whatsapp +55 11 - 9 6367-1628

HACKATHON – FEBRAVA