XIX ENPC tratará o uso de tecnologias não convencionais

16 Jul 2019

Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava acontece dias 10 e 11 de setembro, simultaneamente à Febrava 2019

Organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores – DNPC da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, o XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, acontece dias 10 e 11 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), e terá como tema central “O Desafio de Utilizar Tecnologias não Convencionais - Do Projeto a Manutenção”.

Dos temas abordados, estão na pauta sistemas de absorção, cogeração, geotermia, insuflação pelo piso, piso e teto radiantes, viga fria, desacoplamento de calor sensível e latente, termoacumulação de água e gelo, líquidos dessecantes, rodas dessecantes, soluções de arquitetura, rodas entálpicas e refrigeração com energia solar.

O evento reunirá diversos palestrantes nacionais e internacionais e ocorrerá das 8h30 às 18h30, dentro da Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Já estão confirmadas as empresas Armacell, Aerem, Belimo Brasil, Ecoquest, Eletrofrio, Evapco, Fiocruz, IMI Hydronic, LG Eletronics, Lubrizol, Midea Carrier, Sictell, Trane, Trox e Weger.

De acordo com os organizadores, esta edição será uma das maiores e é uma oportunidade para divulgar durante os dois dias de evento, as tecnologias não convencionais, tanto em projetos quanto na manutenção dos sistemas e suas aplicações, além do compartilhamento de experiência e expertise dos profissionais presentes no Encontro.

Para Mário Sergio Almeida, presidente do DNPC, o tema é desafiador e surgiu da necessidade de trazer algo diferente para o setor. “Não se trata de novas tecnologias, e sim, das pouco utilizadas. Hoje, as dificuldades financeiras e econômicas brasileiras impedem a utilização de tecnologias mais desafiadoras e os projetos vão caindo numa rotina, com soluções convencionais e sem preocupações energéticas, fruto da falta de capacidade financeira dos investidores, assim, surgiu a ideia de trazer esse tema à luz”, diz.

Michelle Sugisawa, executiva do DNPC, destaca que existem excelentes tecnologias no mercado, que por vezes, não são utilizadas no dia a dia, com excelentes soluções, porém, exigem cuidados e aplicações especiais para finalidades específicas. “Assim, a ideia deste Encontro é apresentar como é possível e interessante economicamente utilizar-se destas tecnologias”.

Sobre as expectativas da XIX edição, Almeida acredita que pela comercialização dos estandes, essa edição da Febrava será a maior de todos os tempos, sendo assim, proporcionalmente, “teremos um Encontro da mesma grandeza, o maior de todos os tempos. O Conbrava também está sendo muito bem dirigido, ótimos assuntos e o ENPC acompanhará da mesma forma, tanto em quantidade como em qualidade. Estamos, inclusive, com uma oferta muito grande de patrocínio, e que não estamos conseguindo absorver”, informa.

Michelle acrescenta que trata-se do maior e mais esperado Encontro de projetistas e consultores AVAC-R do Brasil. “As expectativas são ótimas. Como é uma edição que acontece paralela à principal feira de AVAC-R na América Latina, a Febrava, a expectativa é ter uma participação expressiva de profissionais de AVAC-R nacionais e internacionais, tanto em qualidade como em quantidade. Aproveitaremos também a oportunidade para lançar e comunicar as diversas ações do DNPC”.

Durante o ENPC serão lançados os seguintes produtos: Softwares QualiAr (cálculo de vazão de ar externo e filtragem) e Extrakt (composto por três partes: pressurização de escadas, extração de fumaça gerais e extração de fumaça de atrium); Livro de Coletâneas com artigos técnicos do DNPC; e Memorial Descritivo Padrão; além de sortear um Pacote de Viagem para que as empresas projetistas associadas ao DNPC possam visitar a feira AHR Expo 2020. O pacote contempla passagem e hospedagem para os três dias de evento.

O Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores é dirigido aos profissionais de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, envolvidos direta ou indiretamente com o setor, além dos setores clientes como shopping centers, bancos, hotéis, hospitais, laboratórios, supermercados , indústrias, entre outros. Empresas filiadas à ABRAVA e participantes do DNPC têm direito a um Pacote Viagem para o evento. O Pacote Viagem contempla passagem aérea e hospedagem para os dois dias do evento.
O cronograma com as palestras será divulgado em breve e as vagas são limitadas.

Participe! Inscrições no link https://www.sympla.com.br/xix-encontro-nacional-de-projetistas-e-consultores-avac-r__574094

ENPC 2019 - 19ª EDIÇÃO
Data: 10 e 11 de setembro de 2019