Mercado financeiro reduz expectativa de crescimento do PIB de 2019 para 2,3%

6 Mar 2019

Os economistas do mercado financeiro reduziram a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 2,48% para 2,30%.

A informação consta no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (6). O boletim é resultado de levantamento feito na última semana com mais de 100 instituições financeiras.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

A revisão na expectativa de crescimento do mercado financeiro para o PIB deste ano aconteceu após a divulgação do resultado do ano passado - quando a economia avançou 1,1%. O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais.

Para o ano que vem, entretanto, a expectativa do mercado financeiro para expansão da economia subiu de 2,65% para 2,70%. Foi a terceira alta seguida no indicador.

Os economistas dos bancos não alteraram a previsão de expansão da economia para 2021 e para 2022 – que seguiu em 2,50% para os dois anos.

Inflação

Sobre o comportamento da inflação, os analistas do mercado mantiveram em 3,85% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano.

Com isso, a expectativa do mercado segue abaixo da meta de inflação fixada para este ano, de 4,25%. A meta tem um intervalo de tolerância que vai de 2,75% a 5,75%.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

Para 2020, o mercado financeiro manteve em 4% sua estimativa de inflação – em linha com a meta central, que também é de 4% para o próximo ano. No ano que vem, a meta terá sido oficialmente cumprida se a inflação oscilar entre 2,5% e 5,5%.