Noite do Clima enaltece avanços e conquistas para o setor HVAC&R

27 Nov 2018

Evento no Restaurante Panorama da PUCRS reuniu empresários e profissionais do segmento

A noite de sexta-feira (23/11) foi de celebração para o setor que é considerado um dos mais importantes no cenário econômico e é cada vez mais valorizado em edificações. A climatização e refrigeração estão presentes na indústria, comércio e residências assumindo um papel protagonista na busca por projetos de alta eficiência energética e ecologicamente corretos. A Noite do Clima contou com a presença de aproximadamente duzentas pessoas dos segmentos que integram a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.

– O saldo do ano de 2018 foi positivo. Aprovamos a lei do PMOC há muitos anos esperada pelo nosso setor, e que certamente irá aquecer o mercado trazendo novas oportunidades para os profissionais – afirmou o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller.

A Lei exige a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar Condicionado (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar condicionado em edifícios de uso público e coletivo, com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. Durante o encontro, realizado na noite de 23 de novembro, no Restaurante Panorama da PUCRS, em Porto Alegre (RS), o presidente da entidade recordou momentos marcantes do ano de 2018.

– Realizamos nossos habituais cursos e eventos da entidade. E ainda foi ano da 11º edição do Congresso Mercofrio, e o sentimento foi de extrema satisfação pelo retorno positivo que recebemos do público e dos palestrantes. Foram três dias marcantes com intensos debates de pautas atuais e relevantes para o nosso segmento. O que ouvimos é que foi o melhor de todos os eventos já realizado não só pelo local que escolhemos, mas também pela vasta opção de palestras que foram oferecidas. Ouvir palavras de apoio nos motiva a pensar no próximo Mercofrio em 2020– completou.

O evento contou com o apoio das empresas Airside, Daikin, Dannenge, Deltafrio, Escola Técnica Profissionak, Foran Arkema, IMI, Isover, Johnson Controls Hitachi, LG, Mercato, Midea Carrier, Mipal, Pertile, Planalto Têxtil, Projelmec, Toque e Clima, Trane e Trox.

Participaram do encontro entidades como o Sindratar-SP, Sindratar-RS, Sinduscon-RS, Abemec-RS, ABRAVA  e Escola Senai Visconde de Mauá. Também participou o diretor do escritório regional da ASBRAV Santa Catarina, Arivan Sampaio Zanluca.

Fonte: ASBRAV