Fórum de Gestão e Economia de Energia será dia 5 de dezembro

14 Nov 2018

 Inscrições podem ser feitas online no site da Abrinstal e são gratuitas; venha participar das discussões com representantes do governo, da academia e da iniciativa privada

 

O tema energia vem ganhando cada vez mais relevância no mundo, pois é fundamental para mover a economia global, mas sua produção sempre acaba impactando o meio ambiente e já sentimos os efeitos da mudança climática em várias partes do planeta. Usar a energia de forma eficiente passou a ser fundamental para todos, principalmente para os grandes consumidores. Para debater esse tema e o que está sendo realizado sobre gestão e economia de energia nos cenários nacional e internacional, será realizado, no próximo dia 5 de dezembro, na Fiesp, em São Paulo, o 8º Fórum de Gestão e Economia de Energia. As inscrições para o evento, que será presencial e online, são gratuitas e podem ser realizadas no site a Abrinstal http://www.abrinstal.org.br/eventos/mailmkt.asp?page=103,  onde tem a programação completa do Fórum.

O evento se destina a todos os profissionais que atuam com o tema gestão e economia de energia, como engenheiros, administradores, gestores e técnicos. O Fórum vai reunir representantes do governo federal - via Ministério de Minas e Energia (MME), Eletrobrás e Procel-, da academia e da iniciativa privada, incluindo case prático sobre a implementação da ISO 50.001, que é a norma internacional sobre gestão e economia de energia.

O fórum será realizado das 8h30 às 12h20 e está dividido em dois painéis. O primeiro mostrará um panorama nacional e internacional sobre a promoção da gestão e economia de energia e contará com apresentações sobre as ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pelo governo brasileiro nessa área, incluindo as ações do Procel e às relativas à ISO 50.0001 no Brasil. Para encerrar esse painel haverá uma apresentação da nova versão da ISO 50.001, que acabou de passar por sua primeira revisão.

O segundo painel abordará resultados mais práticos, como da indústria com a implementação de Sistemas de Gestão de Energia, os resultados do projeto ICA/Procobre, Eletrobras e Senai, além de apresentação de um case sobre os ganhos na implementação da ISO 50.001.

 

“É uma oportunidade de ver apresentações de vários atores que trabalham com o tema gestão e economia de energia. É fundamental debatermos as experiências, oportunidades e desafios que se apresentam para a promoção de gestão de energia no Brasil e no mundo. Além disso, será apresentada a nova versão da ISO 50.001, sabermos o que mudou”, conta Alberto J. Fossa, diretor executivo da Abrinstal.
 
 
Parceria Eletrobras-Procel & Abrinstal
 
A Abrinstal, gestora do ABNT CB116 – Gestão e Economia da Energia, é parceira da Eletrobras, por meio do PROCEL, como apoiadora e responsável pela operacionalização, divulgação e o planejamento de atividades sustentáveis de normalização associadas à gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional.
 
 

Serviço do 8º Fórum de Gestão e Economia de Energia

Data: 05 de dezembro de 2018

Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP / Av. Paulista 1313 - 4º andar - São Paulo.

Horário: das 8h30 às 12h20

Inscrições: online, no site da Abrinstal (http://www.abrinstal.org.br/eventos.asp)

 

 

Programação

 

08:30  Recepção e credenciamento

 

09:00 Abertura Eletrobras-Procel, ABNT, IEE-USP, ABRINSTAL

 

09:15 1º Painel – Panorama nacional e internacional sobre a promoção da Gestão e Economia da Energia Moderador: Edmilson Moutinho dos Santos (IEE-USP / RCGI)

 

09:20 Ações estratégicas em desenvolvimento pelo governo Brasileiro

Palestrante: Carlos Alexandre Principe Pires (MME)

 

09:40 Ações do Procel e promoção da ISO 50001 no Brasil

Palestrante: Marcel da Costa Siqueira (Eletrobras - Procel)

 

10:00 A nova versão da ISO 50001:2018

Palestrante: Alberto J. Fossa (ABRINSTAL)

 

10:20 Resumo do moderador e debates

 

10:40 Café

 

11:10 2º Painel – Resultados da indústria com implantação de Sistemas de Gestão de Energia Moderador: George Soares (CEPEL)

 

11:20 Resultados do Projeto do ICA/Procobre, Eletrobras e Senai de Implantação de Sistema de Gestão de Energia Palestrantes: Renata Honda (ICA-Procobre) e Dener Pioli (Senai Pirituba)

 

11:40 Os ganhos e resultados na implementação da ISO 50001

Claudio José Martins da Silva (Ternium)

 

12:00 Resumo do moderador e debates

 

12:20 Término do evento

 

 

Mais informações para a imprensa:

Comunicação da Abrinstal

Suzy Gasparini

tel: 11 9 7171 8023

comunicacao@abrinstal.org.br

Compartilhe no Facebook
Compartilhe noTwitter
Please reload

Posts Em Destaque

Reunião do Grupo de Estudos de Temas Sindicais

February 6, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes