Sindratar-SP participa de encontro do Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração

28 Sep 2018

A reunião aconteceu dentro do 11º Congresso Mercofrio.

Na ultima terça-feira 25 de setembro o Presidente do Sindratar-SP, Carlos Trombini, esteve presente na reunião do Comitê nacional de climatização e refrigeração.

Um dos temas abordados foi a Lei Federal nº 13.589, que torna obrigatória a execução de um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar-condicionado em edifícios de uso público e coletivo, inclusive produtivos, laboratoriais e hospitalares, estes últimos obedecendo a regulamentos específicos, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

De acordo com a nova Lei, deverão ser obedecidos os parâmetros normativos e de qualidade regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração é integrado por oito entidades. São elas, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento; a ASBRAV – Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação; a ANPRAC – Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação; além de cinco Sindicatos da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar – Sindratar – nos Estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, Rede Sindiar.

O comitê tem como missão  trabalhar em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de Climatização e Refrigeração.

Redação: Cristiane Paim