Indústria da Climatização e Refrigeração representada no ENAI 2018

3 Jul 2018

O SINDRATAR-SP participa do ENAI 2018 - Encontro Nacional da Indústria, que acontece hoje e amanhã, em Brasília, com a presença  de mais de 4 mil industriais e líderes de entidades patronais. O foco do evento é discutir o futuro da indústria no Brasil.

Robson de Andrade, presidente da CNI, em seu discurso, disse que as ações do atual governo, colocaram o Brasil em curso. "O encontro acontece às vésperas das eleições. Se fizermos a escolha correta, colocaremos o Brasil na rota certa. Com reformas econômicas e institucionais, poderemos crescer o dobro das taxas dos últimos anos e reduzir o fosso que nos separa das grandes nações". Ele também afirmou a necessidade de uma indústria competitiva, com novos e velhos desafios.

Andrade também falou sobre as reformas tributária e política, necessárias para haver competitividade nos produto, seja no comércio interno ou externo. Outro ponto, abordado por ele, foi a insegurança jurídica, que causa um custo para o país, gerando insegurança e urgindo a necessidade de uma governança corporativa.

Indústria 4.0 - está às portas e afetará a vida do cidadão no futuro. Foram criados institutos e centros de inovação do Senai, gerando novos empreendedores. "Adotamos uma posição pró-ativa. Oferecemos propostas concretas, com soluções de fácil execução até as mais complexas, que demandam grandes articulações".

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Jorge, explicou como o MDIC está trabalhando, desde 2016. Para ele, é preciso pensar em proposições de ações, com foco na indústria nacional e na competitividade no Brasil. "A indústria Nacional emprega mais de 21% do total de trabalhadores, e contribui com mais de R$ 1 trilhão. "Sob a ótica do comércio exterior, trabalhamos para adensá-lo", comentou, informando, ainda que o ministério também está trabalhando para melhorar os acordos entre Mercosul e União Europeia, abrindo frentes de acordos de cooperação. De acordo com ele, foram 15 acordos firmados, desde o início deste governo. "Precisamos melhorar o ambiente de negócios da industria". Com o programa Brasil + Produtivo, conseguimos aumentar a produtividade.

Também vamos trabalhar a eficiência energética e e conectividade. A indústria 4.0 será um marco para a indústria nacional e haverá linhas de crédito, em especial para a pequena e média empresa. Em pouco tempo, a indústria passará por uma grande transformação.

O presidente da República Michel Temer, disse que os discursos do presidente da CNI e do ministro são muito complementares. "Há uma certa insegurança, muitas vezes, por causa das questões técnico-jurídicas. Mais do que coragem, no Brasil, é preciso ousadia. A reforma trabalhista e a terceirização foram itens importantes do nosso governo". Ele disse que fez reformas importantes para o país, lembrando que a previdenciária é um tema de extrema importância para o Brasil, para reduzir o déficit do país. Também comentou sobre a reforma tributária, dizendo que há a necessidade de uma simplificação. "Mesmo com as eleições, o governo não vai deixar de trabalhar. Queremos a inserção da iniciativa privada no governo".