Evento sobre comissionamento relata a importância da ferramenta aplicada a projetos

13 Jun 2018

Realizado pela ABRAVA e pelo BCA Brasil Chapter (Building Comissining Association), o encontro reúne profissionais de Engenharia

Com a presença de mais de 80 pessoas, o ‘3º Workshop de Comissionamento de Instalações’, que acontece hoje (13 de junho) no SENAI Lagoinha (MG), tem como proposta falar sobre este setor, que cresce a passos largos, no Brasil. Em países mais desenvolvidos, esta ferramenta já é de praxe, sendo quase obrigatória para a realização de obras, sejam de pequeno, grande ou médio porte.

Para o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, “este terceiro workshop corrobora o compromisso da entidade,  em disseminar as boas práticas de Engenharia no segmento de AVACR”.

Fábio Neves, presidente do BCA Brasil, disse que “a proposta do encontro é disseminar ferramenta de comissionamento, na indústria da construção e suas disciplinas”.

Carlos Braga, diretor da ABRAVA/MG concorda que “o evento é importante para a propagação dos conhecimentos na área de comissionamento, melhorando a qualidade dos profissionais, enriquecendo as nossas construções”.

Escola SENAI lotada – “É muito bom ver a Biulding Comissioning Association realizando evento em Belo Horizonte em conjunto com a ABRAVA e com o auditório da Escola Senai Américo Renê Giannetti cheio, para disseminar conceitos e boas práticas de Comissionamento”, comenta Carlos Trombini, presidente do SINDRATAR-SP – Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo.

O que é comissionamento – Processo realizado para assegurar, por meio de verificação e documentação, que todos os  sistemas de uma edificação sejam projetados, instalados, testados, operadoras e mantidos conforme necessidades e requisitos do proprietário.