Um terço das empresas tem capacidade ociosa, mostra pesquisa da CNI

23 May 2018

Um terço das empresas tem capacidade ociosa, mostra pesquisa da CNI

Quase um terço das empresas no país (27%) está com capacidade ociosa e outras 64% dizem ter capacidade "adequada" para atender demanda em 2018, ou seja, não precisam se expandir para produzir mais. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (23).

O estudo ouviu 632 companhias de grande porte entre 24 de janeiro e 19 de março deste ano. A parcela de empresas que considera sua capacidade pouco ou muito pouco adequada à demanda é de 9%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 81% das firmas pretendem investir neste ano, grande parte delas para manter a capacidade de produção que já têm (20%) ou para melhorar os processos (34%).

Outras 22% pretendem aumentar a capacidade produtiva, 15% planejam investir para introduzir novos produtos e 5% para ter novos processos produtivos.

O percentual de empresas que pretendem investir em 2018 é o maior desde 2014, segundo o estudo.

Quando questionadas sobre os fatores que alteraram sua decisão de investir neste ano, as empresas citaram como "estimulante ou muito estimulante" principalmente as demandas (58%) e fatores técnicos (42%).

Por outro lado, foram considerados "limitantes ou muito limitantes" especialmente os recursos financeiros (50%) e a regulação e a burocracia (48%).