Evento discute a economia e o setor de refrigeração

8 Dec 2017

O SINDRATAR-SP está participando em Fortaleza, Ceará, do evento Atualize-se: A Economia Brasileira e o Setor de Refrigeração, promovido pelo Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração e o Sebrae.

Para o palestrante Guilherme Moreira, gerente do Departamento  de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o setor de refrigeração é um insumo industrial e para as famílias também têm uma grande importância, como a refrigeração industrial.

Ele lembrou ainda que em termos de faturamento é um setor que fatura mais de 30 bilhões por ano, gera muitos empregos. "São mais de 1,7 bilhão em salários. É um setor muito importante na economia e um setor que ramifica em praticamente todas as atividades industriais, então é um insumo importante de todas as outras unidades."

Fazendo uma análise sobre os temas debatidos durante o evento, o economista ressalta o otimismo. "Otimismo com a economia, com o setor. Acho que essa é a grande mensagem. 2018 será um ano de recuperação econômica que pode ser mais ou menos rigorosa, depende dos ritmos das Reformas e da política, mas de qualquer maneira é um ano otimista."